CAMISAS III

CAMISA RETRÔ PORTUGUESA DE DESPORTOS 1955
 
A primeira metade da década de 50 foi marcada por inúmeras conquistas importantes da Portuguesa. Conseguiu feitos históricos que a transformaram em uma das maiores potências do Futebol Brasileiro na época. Entra os feitos, foi Bicampeã do Torneio Rio-São Paulo ( 1952 e 1955 )




 

 CAMISA RETRÔ PORTUGUESA DE DESPORTES 1947
 
Camisa branca com faixa diagonal em verde e vermelho e calções brancos. Esse foi o uniforme escolhido pela Portuguesa de Desportos para a temporada de 1947. Com esse fardamento, a Lusa marcou seu ano com a conquista do Torneio Início, competição que simbolizava a abertura do Campeonato Paulista a cada ano. O Pacaembu foi o palco da disputa e o São Paulo o adversário da final naquela tarde de maio. Com uma vitória por 3x1, a Portuguesa levantava o troféu e deixava eternizado na memória de todos seus torcedores um ataque memorável formado por Renato, Pinga II, Nininho, Pinga I e Simão.
 

 
CAMISA RETRÔ PORTUGUESA DE DESPORTES 1935
 
A camisa vermelha com golas e punhos verdes já era tradicional no futebol paulista, desde 14 de Agosto de 1920, quando no aniversário da Batalha de Aljubarrota os cinco clubes portugueses da cidade decidiram fundir-se. Quando 1935 chegou, a Lusa tinha quinze anos e conquistou o seu primeiro título. Líder absoluta durante toda a campanha, a Lusa só tropeçou na última rodada. Um empate bastava para consagrá-la campeã, mas uma derrota no campo do Ypiranga, na rua dos Ituanos, provocou a decisão numa melhor de três pontos também contra o bairro onde o Brasil se tornou independente. Senha para criar um time de heróis: Rossetti, Fiorotti e Oswaldo; Duílio, Barros e Mandico; Arnaldo, Frederico, Paschoallino, Carioca e Adolpho. Time que empatou por 2 x 2 a primeira partida decisiva, mas goleou por 5 x 2 no segundo jogo e ficou com a taça, com gols de Adolfo, duas vezes, Paschoalino, Duílio e Carioca. Vestindo o mesmo uniforme, o bi viria em 1936, com mais facilidade, sem necessidade da melhor de três e com goleada no jogo da taça: 6 x 1 no mesmo Ypiranga.
 


 
CAMISA RETRÔ PORTUGUESA DE ESPORTES 1920
 

Em 14 de Agosto de 1920, surgia a Associação Portuguesa de Esportes, através da fusão de cinco clubes já existentes: Luzíadas Futebol Club, Associação 5 de Outubro, Esporte Club Lusitano, Associação Atlética Marquês de Pombal e Portugal Marinhense. Quando a Portuguesa foi fundada, até o escudo era diferente. O primeiro uniforme da Lusa tinha camisa vermelha de mangas compridas , com o escudo de Portugal do lado esquerdo do peito, calção branco e meias vermelhas com duas listras horizontais verdes. Três anos depois, o escudo atual da Lusa foi adotado, com a cruz de avis no peito.


 

EVOLUÇÃO

EVOLUÇÃO
EVOLUÇÃO DOS ESCUDOS DA PORTUGUESA DE DESPORTOS