DENER

 Dener Augusto de Sousa
 
(  Dener )

São Paulo, 02 de Abril de 1971
Rio de Janeiro, 18 de Abril de 1994
O REIZINHO DO CANINDÉ
 
Em 1982, aos onze anos, Dener entrou pela primeira vez no Estádio do Canindé para defender a equipe mirim da Portuguesa de Desportos. Quatro anos mais tarde, teve de abandonar o sonho de fazer carreira no futebol para ajudar a mãe com as despesas de casa.
Órfão de pai desde os oito anos, Dener e os irmãos tiveram de começar a trabalhar para ajudar no sustento da família. Ele estudava pela manhã, trabalhava à noite e jogava futebol Salão de por cachê na Vila Mariana, pelo Colégio Bilac,onde foi campeão em torneios Intercolegiais, como a Copa D'anup - Jovem Pan
Em 1988 voltou a treinar nas categorias de base da Portuguesa de Desportos, após uma passagem frustrada de dois meses pelo São Paulo. O treinador Antônio Lopes, na época treinador da equipe sênior, promoveu o jogador à categoria mesma equipe, transformando-o em profissional. Dener treinava entre os seniores e ainda jogava pelo juniores, e foi assim que levou a Portuguesa ao primeiro título do clube na Copa São Paulo de Futebol Júnior em 1991, sendo no fim eleito o melhor jogador do campeonato.
Com apenas 20 anos o jogador teve a sua primeira oportunidade com a camisa da Seleção Brasileira e em 27 de Março de 1991, contra a Seleção Argentina em Buenos Aires, fez a sua estréia.
Em 1993 Dener foi emprestado por três meses ao Grêmio onde conquistou o seu primeiro título numa equipe profissional. No fim do empréstimo, o jogador retornou à Portuguesa para disputar o Campeonato Brasileiro.
No ano seguinte o jogador foi novamente emprestado, agora para um clube carioca, o Vasco da Gama. Este seria o seu último clube até a sua prematura morte.
Na época em que estava no Rio de Janeiro, sofreu um grave acidente que lhe tirou a vida. Dener voltava de São Paulo, onde havia se reunido com dirigentes da Portuguesa e do Stuttgart, da Alemanha, para uma futura transferência, e passado o fim de semana com a família, quando o seu carro, dirigido pelo amigo Oto Gomes, perdeu a direção e chocou-se com uma árvore na Lagoa Rodrigo de Freitas. O jovem jogador viajava dormindo no banco do carona do seu Mitsubishi Eclipse e foi sufocado pelo cinto de segurança, terminando tragicamente uma carreira promissora. Investigações posteriores descobriram que Dener deixou o banco inclinado demais, anulando a eficiência do cinto. Mesmo assim, a morte do jogador de futebol fez com que muitos jovens passassem a recusar o uso do dispositivo de segurança, que se tornaria obrigatório em 1998.
Em homenagem ao jogador, no mesmo ano da sua morte, foi disputada a Copa Dener, torneio reunindo Cruzeiro, Atlético, ambos de Minas, Botafogo e Vasco, do Rio de Janeiro, Portuguesa e Santos, sendo que o Santos FC sagrou-se campeão ao vencer o Atlético Mineiro por 4 x 2.
Também em homenagem ao jogador, uma placa foi colocada no local do acidente e registra que ali Dener Augusto de Sousa perdeu a vida.
Dener deixou viúva e três filhos. Após a morte de Dener, a família que tinha direito a parte do dinheiro do seguro do jogador foi surpreendida com a notícia de que o jogador não tinha um seguro pois o Vasco da Gama, clube responsável no contrato a tratar do seguro, não fez qualquer seguro em nome do jogador. A família reclamou na justiça os seus direitos e após dez anos de julgamento o tribunal decidiu em definitivo que o Vasco da Gama deveria pagar à família e à Portuguesa de Desportos quantia referente ao seguro. A Portuguesa recebeu a sua parte, porém a família do atleta precisou mover uma ação judicial contra o Vasco da Gama para receber o dinheiro, pois o clube não reconhecia Luciana Gabino como esposa legítima de Dener, pois, apesar de estar com o jogador desde os 18 anos e de ser a mãe dos seus filhos, não era oficialmente casada com ele. Após treze anos de disputas judiciais, o clube e a viúva de Dener chegaram a um acordo para o pagamento da dívida.
Análise técnica do site Pelé.net
  • Cabeceio: bom
  • Chute com o pé direito: ótimo
  • Chute com o pé esquerdo: bom
  • Velocidade: ótima, com grandes arrancadas
  • Habilidade: sensacional
  • Posicionamento: muito bom
  • Marcação: não precisava se preocupar com isso

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

  • Apelido: Dener
  • Nome: Dener Augusto de Souza
  • Data de nascimento: 04 de fevereiro de 1971
  • Local de nascimento: São Paulo-SP
  • Data de falecimento: 19 de abril de 1994
  • Local de falecimento: Rio de Janeiro-RJ
  • Altura: 1,71 m
  • Peso: 66 kg
  • Posição: meia
  • CARREIRA 
PeríodoEquipe
1991-1993Portuguesa de Desportos
1993Grêmio
1994Vasco

TÍTULOS

AnoCompetiçãoEquipe
1991Copa São Paulo de Futebol JúniorPortuguesa de Desportos
1993Campeonato GaúchoGrêmio

Créditos: www.sitedalusa.com
 
Créditos: www.globoesporte.globo.com

Créditos: www.globoesporte.globo.com

Créditos: www.globoesporte.globo.com
 
Agachado, Dener no Time da Vila Maria, onde chegou a ser suspenso por indisciplina
Créditos: www.globoesporte.globo.com



 
Álbum de Figurinhas Grandes Clubes Brasileiros
Associação Portuguesa de Desportos
Multi Editora 1993

Os jogadores da Portuguesa de Desportos, Campeões da Taça São Paulo de 1991,
foram recebidos em Fevereiro no Palácio do Planalto pelo então
Presidente Fernando Collor, e ainda nesse ano,
Dener foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira
Créditos:  Fotos:  Alfredo Fernandes ( Risonho )
 
 





 
Grandes amigos...
Tico ( Paulo Rogério Tico Alves ), Fernando Carlos Fortunato e
Dener ( Dener Augusto de Souza )
 Créditos: Arquivo fotográfico de Fernando Carlos

Créditos: www.noticias.bol.uol.com.br

Créditos: www.noticias.bol.uol.com.br

 Dener Augusto de Sousa ``O Reizinho do Canindé´´

Créditos: www.estadao.com.br

Dener despontou com a camisa da Portuguesa de Desportos em 1990,
conquistando a Copa São Paulo de Futebol Júnior
Créditos: Acervo/Gazeta Press
 
Dener - Treinamento da Seleção Brasileira 1991

 Dener jogando pela Seleção Brasileira em 1992
Foto: Sergio Amaral / Agência Estado

Dener jogando pela Portuguesa de Desportos em 1992
Foto: Djalma Vassão / Agência Estado

 Dener estava bem cotado para disputar a Copa de 1994
mas faleceu em um acidente de carro pouco antes da convocação de Parreira
Créditos:  www.placar.abril.com.br

Dener ( Portuguesa de Desportos ), Neto e Paulo Sergio ( Corinthians )
Créditos: www.esporte.uol.com.br



Créditos: www.esportes.r7.com

 

 
 
Dener foi reconhecido por grandes futebolistas, como Maradona, que fez questão de cumprimentar o jogador, deixando o talento do menino passar por cima da rivalidade Brasil x Argentina e da forte personalidade do Hermano
Foto: Gazeta Press
 
Ele apresentava um futebol bonito de ver. Era a promessa do futebol brasileiro. Negociado para o Stuttgart, pouco antes de morrer, Dener com certeza brilharia na Europa. Infelizmente, não deu tempo para o brasileiro
Foto: Gazeta Press
 
Dener ( Dener Augusto de Souza ) e Tico ( Paulo Rogério Tico Alves )
 
O domínio de bola e os dribles que aplicavam em seus adversários, além
da molecagem no futebol, são marcas das duas promessas
Dener, inclusive, ficou famoso com uma frase em que dizia que
"às vezes um drible bonito é mais bonito que um gol"
Foto: Gazeta Press
 
Dener foi, sem duvida, um dos promissores do futebol moleque
Dribles, sorrisos, alegria e gols faziam parte de seu repertório
  Foto: Gazeta Press
 
Créditos:  Gazeta Press
 
 
Créditos:  Gazeta Esportiva.net
 
 
Dener, em ação Portuguesa de Desportos  x  Flamengo
( Campeonato Brasileiro 1992 ) - 09/05/1992
Créditos: www.espn.uol.com.br
 
Dener, jogando o Campeonato Brasileiro pela Portuguesa, em 1992
Créditos:  Gazeta Press
 
Golaço de Dener - Portuguesa 4 x 2 Santos - Campeonato Paulista - 21/05/1993
Créditos:  www.foxsports.com.br
 
 
PORTUGUESA DE DESPORTOS LANÇA CAMISA EM HOMENAGEM A DENER
 
A Portuguesa lançou uma camisa em homenagem a Dener, jogador que começou na Lusa e morreu em 1994 em um acidente de carro no Rio de Janeiro quando jogava pelo Vasco.
Baixinho e rápido, o meia-atacante se destacava por suas arrancadas e era considerado uma das principais revelações do futebol brasileiro. Fez testes no São Paulo, mas foi na Portuguesa que teve chance de se destacar quando em 1991 foi campeão da Copa São Paulo de Juniores e eleito o craque do torneio. No mesmo ano com apenas 20 anos foi convocado para seleção brasileira para um amistoso contra a Argentina em Buenos Aires.
Logo em seguida foi emprestado para o Grêmio onde se destacou e ganhou seu primeiro título como profissional, o Campeonato Gaúcho daquele ano. Voltando de empréstimo sofreu assédio de grandes times nacionais e sinalizou sua vontade de se transferir para o Corinthians, no entanto o presidente da Portuguesa se negou a negociar seu maior craque com um rival, assim decidiu-se por um novo empréstimo, agora para o Vasco da Gama.
No dia 19 de abril de 1994, Dener estava dormindo no banco de passageiros de sua Mitsubshi Eclipse, placas DNR-0010 – quando seu carro colidiu e ele foi sufocado pelo cinto de segurança. Era o final trágico de uma promissora carreira.
A camisa lançada em novembro pela “Coleção Grandes Ídolos” é uma camisa retrô do ano de 1991, quando Dener fez o gol mais bonito de sua carreira em jogo que a Portuguesa venceu a Inter de Limeira no Canindé por 1×0 arrancando com a bola de trás da linha do meio de campo e driblando três zagueiros antes de tocar na saída do goleiro.
 

 

 
 
 Uma homenagem ao eterno craque ``Dener ´´
Créditos:   Brahma Lusa
 

EVOLUÇÃO

EVOLUÇÃO
EVOLUÇÃO DOS ESCUDOS DA PORTUGUESA DE DESPORTOS